Você sabia?
A Escuta Ativa é uma poderosa ferramenta de comunicação nas organizações. Essa prática tem se mostrado decisiva para os resultados obtidos pelos profissionais, seja nos contatos internos ou externos.
Qual é o ganho? A escuta ativa traz mais produtividade, garante uma comunicação eficaz, reduz conflitos e facilita a criação de bons relacionamentos. Para tudo isso se concretizar, antes de executar ou delegar um projeto, você precisa mais do que apenas saber ouvir.
Manter o foco no seu interlocutor durante uma conversa ou apresentação, sem fazer pré-julgamentos, é uma das práticas da escuta ativa. Ao demonstrar interesse verdadeiro, tanto pela pessoa quanto pela mensagem, você demonstra respeito e valoriza o outro.
Sabe aquele hábito ou vontade irresistível de completar frases de outras pessoas? Seja forte e resista. Ouvir até o final pode eliminar o seu pressuposto e mostrar uma conclusão diferente da sua.
Mas como desenvolver a escuta ativa? Primeiro, evite distrações que possam interromper a conversa. Procure sempre “limpar” sua mente e mantenha o foco apenas no que o outro está dizendo. Deixe para pensar na resposta só depois dele concluir a ideia. Você também pode fazer perguntas para entender melhor o ponto de vista compartilhado.
A escuta ativa é uma habilidade e, assim como outras, pode ser aprendida, treinada e conquistada.