Os relatórios são ferramentas essenciais para a gestão de qualquer empresa, oferecendo informações valiosas para que os gestores tomem melhores decisões.

No entanto, a eficiência comunicativa de muitos deles é questionável quando apresentam somente dados confiáveis, extraídos em tempo real dos sistemas. Se não forem analisados, deixarão de fornecer as informações qualitativas e precisas que apoiarão os processos decisórios.

Relatórios eficazes devem ser estruturados seguindo narrativas lógicas. Ao apresentar informações de maneira direta e envolvente, mostram como a empresa está trabalhando desafios, multiplicando aprendizados e apontando caminhos para a melhoria contínua.

Esse cuidado é mais do que a simples apresentação de dados: é a entrega de informações valiosas que motivam os colaboradores. Além disso, oferecem condições para o bom desempenho das áreas e dos profissionais em todos os níveis da organização.

Escrita clara e diagramação atraente: a arte da comunicação efetiva.

Uma escrita objetiva, clara, precisa e concisa transforma dados complexos e linguagem técnica em informações que favorecem a compreensão. Evitar jargões desnecessários e explicações muito detalhadas são formas de garantir que a mensagem seja entendida por todos os interessados. Além do cuidado com a escrita, os relatórios devem ser “agradáveis aos olhos”. Esquemas, gráficos e tabelas bem diagramados, convidam à leitura e favorecem o entendimento.

E os seus relatórios? Comunicam?